Pular para o conteúdo principal

Os principais jogos que inovaram o mundo gamer

Quais os responsáveis pela evolução da indústria, e suas ideias geniais que transformaram o mercado

Por, Matheus Sampaio


A história dos jogos digitais é repleta de sucessos que marcaram época, games que revolucionaram os conceitos de jogabilidade e criatividade. Vendo a qualidade gráfica dos lançamentos recentes, é difícil imaginar o quão simples eram aqueles amontoados de pixels que entretinham a raça humana com tamanha pobreza em seus detalhes.
Para saber o nosso destino, precisamos conhecer nossa origem, então, serão apontados alguns dos jogos mais emblemáticos e contribuintes na evolução da indústria gamer. Jogos inovadores, com mecânicas e ideias que moldaram o futuro dos jogos.

Primeiras ideias revolucionárias


Voltemos então para a era do Atari, 1972, com o jogo Pong. Um visual bem básico e envolvente, e uma mecânica que lembra uma partida de tênis. Esses atributos fizeram de Pong, um sucesso absurdo com uma proporção tão grande, que a Atari lançou uma versão doméstica do jogo que rendeu mais de 150 mil vendas, de acordo com o site TechTudo. A viralização do jogo abriu os olhos de muita gente e provou que é possível faturar muito dinheiro com esse mercado.


       Pong (1972) - Fonte: Techtudo

         Um clássico que não poderia ficar de fora deste texto é o Pac-Man, ou o famoso come-come. Lançado em 1980, já com um cenário mais acostumado e propício à entrada de novos games, Pac-Man trouxe a ideia de ter um protagonista. Antes da bolinha amarela que come fantasmas, os jogos não possuíam um personagem forte para o jogador se apegar, eram apenas figuras anônimas sem nenhum traço icônico ou papel destacado na tela.


Pac-Man (1980) – Fonte: Techtudo

Um dos maiores ícones do videogame mundial também não ficaria de fora desta lista. Em 1985, é lançado o Super Mario Bros, que para muitos, é o jogo mais importante da história. A Nintendo revolucionou os jogos de ação, atribuindo poderes ao personagem e uma dinâmica de seguir sempre em frente.


Super Mario Bros (1985) – Fonte: Nintendo

Pioneiros de seus gêneros


            Os jogos de luta não seriam os mesmos se não fosse por Street Fighter II (1991), com a possibilidade de múltiplos jogadores, poderes especiais e disputado em três rounds, os princípios da competitividade alcançaram outro nível.


Street Fighter II (1991) – Fonte: IGN

         Antes de Gran Turismo (1997), os jogos de corrida eram primitivos, com pouco compromisso com a realidade. A franquia ajudou na popularização do Playstation e elevou o patamar dos “joguinhos de carro”, com gráficos realistas e até os roncos dos motores.


Gran Turismo (1997) – Fonte: Gran Turismo

         Um título que marcou época para muitos frequentadores de lan house foi o Counter Strike (1999), dando uma nova dinâmica aos jogos de tiro em primeira pessoa, e moldando uma nova era competitiva dos games. A guerra entre dois times, os terroristas e os contra-terroristas, ainda rende bastante, pois a franquia continua fazendo sucesso com Counter Strike Global Offensive (2012).


Counter Strike (1999) – Fonte: Techtudo

Novas formas de controle


            Quando se trata de inovação, não se pode deixar de lado o clássico Guitar Hero (2005). O game que pode ser considerado uma simulação de guitarra, fazia o jogador se sentir um verdadeiro astro do rock. Uma ideia simples, que rendeu muito sucesso.


Guitar Hero (2005) – Fonte: Amazon

         Seguindo essa linha de interação com novos meios de controlar o jogo, em 2006, é lançado Wii Sports, uma invenção com gráficos simples, porém, com muita diversão para todas as idades. Por meio de um joystick com captação de movimento e simulando diversos esportes, o Nintendo Wii chegou à sua ascensão, porém, seu sucesso caiu tempos depois.


Wii Sports (2006) – Fonte: Saturno Games

         Com a evolução dos aparelhos celulares, o mercado dos jogos sofreu seus impactos também, em 2009, Angry Birds veio à tona com um sucesso repentino e estrondoso, os “joguinhos de celular” deixavam de ser apenas Tetris e Snake, e abriam portas para muitos outros sucessos. Os pássaros que se matavam para acabar com porcos verdes abriram os olhos dos gamers, e mostraram que usar a tela do smartphone como controle era cada vez mais interessante.


Angry Birds (2009) – Fonte: Youtube

A ascensão do MOBA


         Ainda em 2009, surgiu um dos games mais bem-sucedidos do século até então, League of Legends, do gênero MOBA. O jogo viralizou por diversos fatores, como sua gratuidade, competitividade, coletividade e alto nível estratégico, que levou o sucesso a um nível esportivo, ou melhor, e-sportivo. LoL é um dos jogos que mais premiaram seus times de e-sports, com prêmios quase milionários para as organizações vencedoras de cada mundial. Neste ano, a equipe vencedora levou para casa uma quantia de 850 mil dólares, segundo o Terra. Suas competições lotam arenas e estádios, assim como um “esporte de verdade” faz.


League of Legends (2009) – Fonte: Guia Taubaté

Inovações recentes


         Já pensou que bom seria se fosse possível juntar duas de nossas paixões em uma coisa só? Foi o que Rocket League fez. O jogo traz uma ideia muito simples que fez muitos desenvolvedores refletirem sobre o porquê de não terem pensado nisso antes. O game junta carros voadores com futebol, algo que parece besteira, mas na prática, garante muita diversão e competitividade para os jogadores.             


Rocket League (2015) – Fonte: Rocket League

         Fortnite, o jogo mais estourado do momento, com cerca de 125 milhões de jogadores, segundo a BBC, também merece seu destaque. Lançado há um ano, inovou o jeito de se jogar Battle Royale. Após sucessos de H1Z1 e PUBG, a Epic Games implementou algo que jamais havia sido visto antes, batalhas armadas em que o jogador pode construir uma base para se defender, ou construir escadas e paredes para atacar inimigos. O jogo te permite jogar com mais três amigos, possibilitando a formação de um esquadrão para dominar os servidores de Fortnite.


Fortnite (2017) – Fonte: Jovem Nerd





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A arte dentro de Red Dead Redemption 2

Os aspectos estéticos e culturais que transformam este jogo em uma obra Por, Andrew Henrique       Red Dead Redemption 2 , jogo desenvolvido pela Rockstar Games, foi lançado no último dia 26 de Outubro e já está conquistando o coração de diversos fãs ao redor do mundo. O motivo disso é bem simples: o jogo é uma grande obra de arte, tanto em questões estéticas, quanto em questões culturais. Foto Reprodução: Geeks United Desenvolvimento e enredo         Segundo a própria desenvolvedora, o jogo demorou o período de oito anos até ser finalizado, e como a empresa é popularmente conhecida por entregar produtos de extrema qualidade, eles utilizaram deste longo tempo para dar toda a atenção aos detalhes possíveis. Red Dead Redemption 2 se passa no ano de 1899, uma época onde o velho-oeste estava chegando ao fim, graças ao avanço da sociedade civilizada. O protagonista desta história se chama Arthur Morgan, um fora da lei que f...

Lambe-Lambe: a arte de colar cartazes

Os lambes trazem arte e protesto para a cidade e Bueno  Caos fala do processo de colagem Por, Alexia Ribeiro Os cartazes estão presentes nas ruas desde o fim do século XIX, com caráter publicitário, seja para política ou divulgação de algum evento, mas foi no pós-segunda Guerra Mundial que eles adquiriram uma ideia de protesto, foi assim que surgiu a categoria  lambe-lambe .  São os cartazes artísticos ou promocionais que estão colados em locais públicos e oferecem uma interferência visual positiva para quem passa nos locais. Daniela Ribeiro – 2018 – Underground Burguer Na cidade de São Paulo eles estão presentes em diversas regiões, colorindo o cinza junto aos grafites. Na rua Augusta é possível se deparar com vários colados em postes, a avenida Paulista também conta com os pôsteres. Não é difícil estar andando pela rua e perceber algum lambe-lambe. Em geral eles agradam grande parte do público jovem, que dizem gostar pois dão uma car...

Com amor, Van Gogh

Resenha do filme que recria com desenhos temáticos as obras de Van Gogh e seus últimos momentos Por, Felipe Leão Ao ler a resenha escute a playlist da trilha sonora do filme - (Spotify) O filme se passa em 1891 um ano após a morte de Vicent Van Gogh acompanhando o percurso de Armand Roulin (Douglas Booth) (pintado por Vincent em 1888) este, por sua vez, é filho de um carteiro grande amigo do artista  Joseph Roulin (o famoso carteiro pintado por Van Gogh em 1888) responsável por transportar as correspondências de Vincent para o seu irmão, Theo. Trailer do Filme "Com Amor, Van Gogh" - (Youtube) Após conversar com o pai, carteiro que era amigo pessoal de Van Gogh, Armand é incentivado a entregar ele mesmo a correspondência, então ele parti para Paris. Onde encontra o famoso  Père Tanguy, um fornecedor de arte de Montmartre,que conta sobre a vida de Vincent a Armand ele diz “Van Gogh foi internado em um asilo em Saint-Paul-de-Mausole, no ...