Pular para o conteúdo principal

A era dos heróis multimídia

A evolução dos heróis nas diferentes plataformas


Por, Gustavo Neubauer 



O começo de tudo nos quadrinhos
  Os super-heróis são parte do imaginário das crianças há mais de 70 anos, com heróis como o Capitão América (1940) e Batman (1939) fazendo sucesso com suas histórias em quadrinhos. O mundo evoluiu desde os anos A Marvel e a DC Comics cresceram, novos personagens surgiram e um novo público também. 
Detective Comics – Primeira Aparição do Batman (DC Comics – Reprodução)

Saindo das páginas e indo para as telonas
  O mundo evoluiu e novas mídias surgiram, permitindo que uma nova perspectiva fosse criada, daí vieram os famosos “universos cinematográficos”. As histórias deixaram os quadrinhos para irem para as telonas, telinhas e outros meios de comunicação. O sucesso foi estrondoso, mas, tudo se deve ao uso da cultura de massas como uma oportunidade pelos criadores de quadrinhos.
    Recentemente, tivemos dois lançamentos de personagens famosos que nos revelam algo curioso. O Demolidor, que possui uma série no serviço de streaming Netflix, teve sua 3ª Temporada divulgada na última semana e adapta a HQ chamada “A Queda De Murdock”. Curiosamente, o arco está fazendo mais sucesso na TV do que originalmente na revista publicada.

A Queda de Murdock (Marvel/Panini Comics- Reprodução)
Game On
    Outro lançamento ocorrido recentemente foi o jogo “Marvel’sSpider-Man”, exclusivo de PlayStation 4, que retrata uma narrativa totalmente nova do Homem-Aranha e bateu recordesde vendas logo nos primeiros dias. Os dois são um retrato do cenário atual, no qual a transmídia se tornou essencial para a manutenção de culturas.

Marvel’s Spider-Man (PlayStation/Marvel – Reprodução) 


       Para Mateus Herrmann, 18, os jogos e filmes “facilitam a entrada ao mundo geek a esse público, porque todo mundo tem Netflix e/ou joga videogames hoje em dia. Eu, por exemplo, virei fã do Homem-Aranha e procurei as histórias em quadrinhos quando vi o filme de 2002”. Ele completa dizendo que “essas várias mídias nos trazem uma gama maior de histórias”.
    Fica claro que essa convergência de mídias tende a aumentar mais ainda nas próximas décadas, e o universo heroico só vai ganhar com isso. Mais que isso, a cultura vai ganhar, sobretudo por manter viva a história em diversos meios de comunicação e para todos os tipos de público.
https://youtu.be/m7052YnWPTg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lambe-Lambe: a arte de colar cartazes

Os lambes trazem arte e protesto para a cidade e Bueno  Caos fala do processo de colagem Por, Alexia Ribeiro Os cartazes estão presentes nas ruas desde o fim do século XIX, com caráter publicitário, seja para política ou divulgação de algum evento, mas foi no pós-segunda Guerra Mundial que eles adquiriram uma ideia de protesto, foi assim que surgiu a categoria  lambe-lambe .  São os cartazes artísticos ou promocionais que estão colados em locais públicos e oferecem uma interferência visual positiva para quem passa nos locais. Daniela Ribeiro – 2018 – Underground Burguer Na cidade de São Paulo eles estão presentes em diversas regiões, colorindo o cinza junto aos grafites. Na rua Augusta é possível se deparar com vários colados em postes, a avenida Paulista também conta com os pôsteres. Não é difícil estar andando pela rua e perceber algum lambe-lambe. Em geral eles agradam grande parte do público jovem, que dizem gostar pois dão uma cara nova e cor à cida

Cantores de rua: um universo que não para de crescer

Com maior interação do público, as ruas de São Paulo se tornaram verdadeiros palcos. Por, Fabiana Cruz    "Primeiro ela me aplaudia sem parar, e comentava algo com sua mãe com os  olhos brilhantes, depois, se aproximou para conversar comigo e disse que quando crescesse queria ser talentosa e especial como eu.”, assim que Ana Marcia percebeu que deveria continuar seu caminho na música e que se apresentar nas ruas seria uma ótima maneira de conhecer pessoas e mostrar seu talento.   Cantores de rua: essa história é muito antiga    Não sabemos quem foram os primeiros ou qual estilo musical cantavam, mas sabemos que os cantores de rua estão presentes na nossa sociedade há  milhares de anos.   Segundo o autor Jaa Torrano, do blog Plano de Leitura, há vários registros  deixados na Grécia que indicam a presença de artistas que se apresentavam na rua, alguns exemplos são os Aedos - em grego significa cantor - que existiram na Grécia pré-socrática, artistas que tin

A arte dentro de Red Dead Redemption 2

Os aspectos estéticos e culturais que transformam este jogo em uma obra Por, Andrew Henrique       Red Dead Redemption 2 , jogo desenvolvido pela Rockstar Games, foi lançado no último dia 26 de Outubro e já está conquistando o coração de diversos fãs ao redor do mundo. O motivo disso é bem simples: o jogo é uma grande obra de arte, tanto em questões estéticas, quanto em questões culturais. Foto Reprodução: Geeks United Desenvolvimento e enredo         Segundo a própria desenvolvedora, o jogo demorou o período de oito anos até ser finalizado, e como a empresa é popularmente conhecida por entregar produtos de extrema qualidade, eles utilizaram deste longo tempo para dar toda a atenção aos detalhes possíveis. Red Dead Redemption 2 se passa no ano de 1899, uma época onde o velho-oeste estava chegando ao fim, graças ao avanço da sociedade civilizada. O protagonista desta história se chama Arthur Morgan, um fora da lei que faz parte de uma gangue, dos quais