Aprenda a identificar um filme Noir, um estilo visual e narrativo que marcou as décadas de 40 e 50
Por, Katia Nakamura
O Cinema Noir ou Film Noir é um estilo cinematográfico influenciado pela literatura de ficção policial, possui grande influência do expressionismo alemão do realismo poético francês e do neo-realismo italiano.
Por terem suas raízes na época da Segunda Guerra Mundial essas tramas refletiam a desilusão causada pelo horror do conflito, apresentando uma visão cínica e pessimista.
Os principais autores na época foram Dashiell Hammett e Raymond Chandler, donos de grandes clássicos do Film Noir, como, O Falcão Maltês (1941).
Os principais autores na época foram Dashiell Hammett e Raymond Chandler, donos de grandes clássicos do Film Noir, como, O Falcão Maltês (1941).
Esse estilo de filme teve sua fase clássica entre as décadas de 1940 e 1950. O filme Stranger in the Third Floor, de 1940, é considerado o primeiro Film Noir genuíno, enquanto o filme Touch of Evil, de 1958, pode ser considerado o último Filme Noir clássico.
Esse tipo de produção cinematográfica foi motivo de muito debate entre especialistas na área, não só existem opiniões bastante divergentes sobre o que realmente o caracteriza, como também se discute se o Film Noir pode considerado um gênero cinematográfico ou não. Enquanto alguns defendem que sim, outros preferem classificar como estilo ou até mesmo um humor visual.
Alguns dos mais famosos diretores da fase clássica são: Jules Dassin, Samuel Fuller, Alfred Hitchcock, Fritz Lang, Robert Wise e Nicholas Ray.
Alguns dos mais famosos diretores da fase clássica são: Jules Dassin, Samuel Fuller, Alfred Hitchcock, Fritz Lang, Robert Wise e Nicholas Ray.
Suas características
O estilo de Film Noir foi conhecido pela suas características marcantes, a principal é o uso do preto e branco, apesar de já existir filmes coloridos na época, o preto e branco permitiu uma exploração fascinante do uso de luz, o estilo utiliza também de ângulos de câmera não-convencionais e pelo grande peso do escuro na proporção entre escuro e claro, também apresenta produções de baixo orçamento com a participação de atores que não eram consagrados, e possuía personagens moralmente ambíguos, com dramas permeados por niilismo, desconfiança e paranoia e eram rodados em ambientes urbanos realistas. A femme fatale, o assassinato ou roubo e roteiro intrincado também são características bem presentes.
Representação de alguns cartazes dos filmes Noir |
As características do Cinema Noir serviu de influência para um gênero chamado Cyberpunk que foi atropelado na ficção ciêntifica. A mistura dos dois gêneros fez surgir o tech-noir. E o mais novo fruto do Cinema Noir é o gênero teen-noir que é considerado pelos críticos um símbolo da expressão das angústias do universo adolescente.
Exposição News York , Instituto Moreira Salles |
Sensacional ! Muito bem elaborado
ResponderExcluir