Pular para o conteúdo principal

Influência dos games no mundo Geek

Como os games atuais modificaram a imagem do “geek” de antigamente?

Por, Rodrigo Bauso


O “Geek”

    Os Nerds de antigamente assumiram um estilo de vida que, hoje, influencia uma grande parcela de crianças, jovens e adultos. Afinal, ser “nerd” deixou de ser estigma e cada vez menos esse termo vem sendo utilizado para definir esse consumidor que também é chamado de geek.
    A imagem do nerd de antigamente era muito ligada ao lado negativo, assimilando ao lado antissocial e dificuldades de fazer amigos. Porém com o avanço da tecnologia e os jogos eletrônicos desenvolvidos foi um grande aliado para a reformulação da imagem do agora chamado Geek.

Charge comparando o Nerd com o Geek
    Na indústria de jogos eletrônicos tem sido cada vez mais comum a presença de games sobre filmes ou histórias em quadrinhos, como é o caso dos super-heróis que sido uma tendência do mundo Geek tanto no cinema quanto no meio eletrônico.

Avanço gráfico da indústria de jogos eletrônicos

    A indústria dos videogames é uma das maiores do mundo, superando a indústria bilionária do cinema em arrecadação, e está em expansão. Os jogos também estão chegando a patamares impossíveis de se pensar a alguns anos, já conseguem, além de imitar a realidade, simular aspectos mais perfeitos que a própria realidade em si, além de prover novas interatividades e poder ser usando para diversos meios, e não apenas como diversão.
    A influência dos jogos eletrônicos na sociedade é enorme. Desde crianças e jovens que conseguem ganhar raciocínio lógico e aprender conceitos teóricos até incitar comportamentos nas pessoas, como, por exemplo, incentivar jogadores para se alistar no exército.
    A melhoria significativa dos games tem muito pelo avanço tecnológico e o sucesso que o mercado tem feito com alvo em todos os públicos. E esse avanço fica notável quando olhamos desde o começo de tudo.

Tennis for two (1958)
Imagem do Tennis for two
(Foto reprodução)

    Tennis for two é um jogo eletrônico de esporte, desenvolvido em 1958 simula uma partida de tênis, sendo considerado um dos primeiros jogos eletrônicos da história. Projetado pelo físico William Higinbotham, ele foi criado para uma exposição anual no Laboratório Nacional de Brookhaven quando Higinbotham descobriu que o modelo 30 do computador analógico Donner, destinado à pesquisa governamental na instituição, poderia simular trajetórias com a resistência do vento. 
    Com a ajuda do técnico Robert V. Dvorak, os dois construíram o jogo em quase três semanas e Higinbotham pôde exibi-lo em um osciloscópio e jogá-lo com dois controladores de alumínio personalizados. O visual mostra a representação de uma quadra de tênis vista de lado e o jogador ajusta o ângulo de suas raquetadas com um botão rotativo e tenta acertar a bola sobre a rede pressionando outro botão no controlador.


Super Mario 64 (1996)
Imagem do Super Mario 64
(Foto reprodução)

   Super Mario 64 foi desenvolvido e publicado pela Nintendo. Foi um dos primeiros jogos do Nintendo 64 e o carro-chefe do console, impulsionando a venda do videogame. Foi lançado 23 de Junho de 1996. O jogo foi o primeiro a ser desenvolvido em três dimensões da série Mario, e apesar de não ser o primeiro jogo em 3D da história, Super Mario 64 revolucionou o gênero, da mesma forma que Super Mario Bros. ditou a regra para os jogos de plataforma em duas dimensões. 
  Na mudança dos gráficos em 2D para 3D, Super Mario 64 substituiu os clássicos obstáculos lineares pelos vastos mundos tridimensionais onde o objetivo é coletar alguns itens especiais. A grande façanha do novo jogo desenvolvido pelos técnicos da Nintendo foi preservar o aspecto dos antigos jogos do Mario, incluindo muito da jogabilidade anterior juntamente com os excelentes gráficos e vastos mundos a serem explorados. 
    Super Mario 64 é aclamado como um marco na história, sendo considerado por muitos jogadores como um dos melhores jogos de todos os tempos, com mais de onze milhões de cópias vendidas em todo mundo. No jogo, o jogador controla Mario, que explora o castelo da Princesa Peach e deve resgatá-la do vilão Bowser. Uma nova versão melhorada do jogo chamada Super Mario 64 DSfoi lançada para o Nintendo DS em 2004.
Spider Man (2018)
Imagem do jogo Homem-Aranha
(Foto reprodução)
    Spider-Man é um exemplo de jogo a partir de um personagem de filme e história em quadrinho, porém em uma história inédita. O jogo eletrônico de ação-aventura baseado no super-herói Homem-Aranha da Marvel Comics, desenvolvido pela Insomniac Games e publicado pela Sony Interactive Entertainment para o PlayStation 4. O jogo foi lançado mundialmente em 7 de setembro de 2018. É o primeiro jogo licenciado desenvolvido pela Insomniac. 
    O jogo foi bem recebido pelos críticos, que elogiaram a sua jogabilidade (particularmente a mecânica de combate), gráficos, história, trilha sonora e design de Nova Iorque, enquanto recebia críticas por falta de inovação em seu mundo aberto. Foi saudado por muitos revisores como um dos melhores jogos de super-heróis já feitos. 
   A qualidade gráfica se mostra infinitamente superior se comparado ao Tennis for two (1958) e ao Mario 64 (1996). Com imagens bastante semelhante ao de filmes e até da vida real, o jogo mesmo recente já mostra ser um marco na industria de jogos eletrônicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lambe-Lambe: a arte de colar cartazes

Os lambes trazem arte e protesto para a cidade e Bueno  Caos fala do processo de colagem Por, Alexia Ribeiro Os cartazes estão presentes nas ruas desde o fim do século XIX, com caráter publicitário, seja para política ou divulgação de algum evento, mas foi no pós-segunda Guerra Mundial que eles adquiriram uma ideia de protesto, foi assim que surgiu a categoria  lambe-lambe .  São os cartazes artísticos ou promocionais que estão colados em locais públicos e oferecem uma interferência visual positiva para quem passa nos locais. Daniela Ribeiro – 2018 – Underground Burguer Na cidade de São Paulo eles estão presentes em diversas regiões, colorindo o cinza junto aos grafites. Na rua Augusta é possível se deparar com vários colados em postes, a avenida Paulista também conta com os pôsteres. Não é difícil estar andando pela rua e perceber algum lambe-lambe. Em geral eles agradam grande parte do público jovem, que dizem gostar pois dão uma car...

Cantores de rua: um universo que não para de crescer

Com maior interação do público, as ruas de São Paulo se tornaram verdadeiros palcos. Por, Fabiana Cruz    "Primeiro ela me aplaudia sem parar, e comentava algo com sua mãe com os  olhos brilhantes, depois, se aproximou para conversar comigo e disse que quando crescesse queria ser talentosa e especial como eu.”, assim que Ana Marcia percebeu que deveria continuar seu caminho na música e que se apresentar nas ruas seria uma ótima maneira de conhecer pessoas e mostrar seu talento.   Cantores de rua: essa história é muito antiga    Não sabemos quem foram os primeiros ou qual estilo musical cantavam, mas sabemos que os cantores de rua estão presentes na nossa sociedade há  milhares de anos.   Segundo o autor Jaa Torrano, do blog Plano de Leitura, há vários registros  deixados na Grécia que indicam a presença de artistas que se apresentavam na rua, alguns exemplos são os Aedos - em grego significa cantor - que existiram na...