Como os games atuais modificaram a imagem do
“geek” de antigamente?
Por, Rodrigo Bauso
O “Geek”
Os Nerds de antigamente assumiram um
estilo de vida que, hoje, influencia uma grande parcela de crianças, jovens e
adultos. Afinal, ser “nerd” deixou de ser estigma e cada vez menos esse termo
vem sendo utilizado para definir esse consumidor que também é chamado
de geek.
A imagem do nerd de antigamente era
muito ligada ao lado negativo, assimilando ao lado antissocial e dificuldades
de fazer amigos. Porém com o avanço da tecnologia e os jogos eletrônicos
desenvolvidos foi um grande aliado para a reformulação da imagem do agora
chamado Geek.
Na indústria de jogos eletrônicos tem sido cada vez mais
comum a presença de games sobre filmes ou histórias em quadrinhos, como é o
caso dos super-heróis que sido uma tendência do mundo Geek tanto no cinema
quanto no meio eletrônico.
Avanço gráfico da indústria de
jogos eletrônicos
A indústria
dos videogames é uma das maiores do mundo, superando a indústria bilionária do
cinema em arrecadação, e está em expansão. Os jogos também estão chegando a
patamares impossíveis de se pensar a alguns anos, já conseguem, além de imitar
a realidade, simular aspectos mais perfeitos que a própria realidade em si,
além de prover novas interatividades e poder ser usando para diversos meios, e
não apenas como diversão.
A
influência dos jogos eletrônicos na sociedade é enorme. Desde crianças e jovens
que conseguem ganhar raciocínio lógico e aprender conceitos teóricos até
incitar comportamentos nas pessoas, como, por exemplo, incentivar jogadores
para se alistar no exército.
A melhoria
significativa dos games tem muito pelo avanço tecnológico e o sucesso que o
mercado tem feito com alvo em todos os públicos. E esse avanço fica notável
quando olhamos desde o começo de tudo.
Tennis for two (1958)
Imagem do Tennis for two (Foto reprodução) |
Tennis for two é um jogo eletrônico de esporte, desenvolvido em 1958 simula uma partida de tênis, sendo considerado um dos primeiros jogos eletrônicos da história. Projetado pelo físico William Higinbotham, ele foi criado para uma exposição anual no Laboratório Nacional de Brookhaven quando Higinbotham descobriu que o modelo 30 do computador analógico Donner, destinado à pesquisa governamental na instituição, poderia simular trajetórias com a resistência do vento.
Com a ajuda do técnico Robert V. Dvorak, os dois construíram o jogo em quase três semanas e Higinbotham pôde exibi-lo em um osciloscópio e jogá-lo com dois controladores de alumínio personalizados. O visual mostra a representação de uma quadra de tênis vista de lado e o jogador ajusta o ângulo de suas raquetadas com um botão rotativo e tenta acertar a bola sobre a rede pressionando outro botão no controlador.
Super Mario 64 (1996)
Imagem do Super Mario 64 (Foto reprodução) |
Super Mario 64 foi desenvolvido e publicado pela Nintendo. Foi um dos primeiros jogos do Nintendo 64 e o carro-chefe do console, impulsionando a venda do videogame. Foi lançado 23 de Junho de 1996. O jogo foi o primeiro a ser desenvolvido em três dimensões da série Mario, e apesar de não ser o primeiro jogo em 3D da história, Super Mario 64 revolucionou o gênero, da mesma forma que Super Mario Bros. ditou a regra para os jogos de plataforma em duas dimensões.
Na mudança dos gráficos em 2D para 3D, Super Mario 64 substituiu os clássicos obstáculos lineares pelos vastos mundos tridimensionais onde o objetivo é coletar alguns itens especiais. A grande façanha do novo jogo desenvolvido pelos técnicos da Nintendo foi preservar o aspecto dos antigos jogos do Mario, incluindo muito da jogabilidade anterior juntamente com os excelentes gráficos e vastos mundos a serem explorados.
Super Mario 64 é aclamado como um marco na história, sendo considerado por muitos jogadores como um dos melhores jogos de todos os tempos, com mais de onze milhões de cópias vendidas em todo mundo. No jogo, o jogador controla Mario, que explora o castelo da Princesa Peach e deve resgatá-la do vilão Bowser. Uma nova versão melhorada do jogo chamada Super Mario 64 DSfoi lançada para o Nintendo DS em 2004.
Spider
Man (2018)
Imagem do jogo Homem-Aranha (Foto reprodução) |
Spider-Man é um exemplo de jogo a partir de um personagem de filme e história em quadrinho, porém em uma história inédita. O jogo eletrônico de ação-aventura baseado no super-herói Homem-Aranha da Marvel Comics, desenvolvido pela Insomniac Games e publicado pela Sony Interactive Entertainment para o PlayStation 4. O jogo foi lançado mundialmente em 7 de setembro de 2018. É o primeiro jogo licenciado desenvolvido pela Insomniac.
O jogo foi bem recebido pelos críticos, que elogiaram a sua jogabilidade (particularmente a mecânica de combate), gráficos, história, trilha sonora e design de Nova Iorque, enquanto recebia críticas por falta de inovação em seu mundo aberto. Foi saudado por muitos revisores como um dos melhores jogos de super-heróis já feitos.
A qualidade gráfica se mostra infinitamente superior se comparado ao Tennis for two (1958) e ao Mario 64 (1996). Com imagens bastante semelhante ao de filmes e até da vida real, o jogo mesmo recente já mostra ser um marco na industria de jogos eletrônicos.
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