Pular para o conteúdo principal

Museu do Futebol: A história de um esporte dentro de um estádio


O passado e a representatividade do esporte mais praticado no mundo através de exposições


Por, Eduardo Rodrigues


Debaixo das arquibancadas do Estádio Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como '' Pacaembu '', que é um dos grandes patrimônios do Estado de São Paulo, está localizado o Museu do Futebol, local onde é possível encontrar e conhecer a história de um dos esportes mais populares e que é praticado em muitos países. No Brasil, por exemplo, está em 1° lugar.
Estádio do Pacaembu, lá dentro, fica localizado o Museu - Foto: SP In Foco
Sobre o Museu 
O Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. A exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa, como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura.
       É um museu, portanto, aberto ao convívio de todos os públicos, amantes ou não do esporte mais popular do planeta. O atendimento ao visitante é prioridade nas ações educativas do Museu, que também concebe e desenvolve exposições temporárias e itinerantes, além de diversificada programação cultural.

As Principais Exposições
Sala das Copas do Mundo
   Nesta sala são expostas as 11 Copas do Mundo em que o Brasil disputou, sendo cinco delas vencidas. A sala é rodeada de telas, cada uma representando um ano de Copa do Mundo. São exibidas nelas fotos e vídeos de jogadas, gols e títulos das seleções que disputavam o torneio. 
Sala das Copas do Mundo - Foto: museudofutebol.org.br

Números e Curiosidades

Essa sala apresenta um trajeto entre números, táticas, datas, histórias e superstições, formando um verdadeiro sentimento de curiosidades. Uma sala para ver, sentir, participar e também discutir com os amigos e familiares, afinal, futebol é número: de gols, de regras, de recordes, de pontos e de títulos.
Sala dos números e curiosidades - Foto: museudofutebol.org.br

Origens

Nesta exposição, se narra uma história que começa com Charles Miller, no final do século XIX, e vai até os primórdios da profissionalização do futebol e da aceitação de atletas negros, a partir dos anos 1920. É possível ver mais de 400 fotografias de clubes, seleção de jogadores, além de roupas, acessórios e cenas do cotidiano do final do século XIX até 1930.
Sala das origens - Foto: museudofutebol.org.br
Em um vídeo, é possível fazer um breve passeio sobre as principais exposições contidas no Museu. Confira: 


Além de ser um dos museus mais visitados do Brasil, é o que exibe as principais marcas e histórias do principal esporte no mundo. Isso o torna vistoso e chama a atenção do público que tem o desejo e a curiosidade de conhecer um pouco mais sobre o futebol.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lambe-Lambe: a arte de colar cartazes

Os lambes trazem arte e protesto para a cidade e Bueno  Caos fala do processo de colagem Por, Alexia Ribeiro Os cartazes estão presentes nas ruas desde o fim do século XIX, com caráter publicitário, seja para política ou divulgação de algum evento, mas foi no pós-segunda Guerra Mundial que eles adquiriram uma ideia de protesto, foi assim que surgiu a categoria  lambe-lambe .  São os cartazes artísticos ou promocionais que estão colados em locais públicos e oferecem uma interferência visual positiva para quem passa nos locais. Daniela Ribeiro – 2018 – Underground Burguer Na cidade de São Paulo eles estão presentes em diversas regiões, colorindo o cinza junto aos grafites. Na rua Augusta é possível se deparar com vários colados em postes, a avenida Paulista também conta com os pôsteres. Não é difícil estar andando pela rua e perceber algum lambe-lambe. Em geral eles agradam grande parte do público jovem, que dizem gostar pois dão uma cara nova e cor à cida

Cantores de rua: um universo que não para de crescer

Com maior interação do público, as ruas de São Paulo se tornaram verdadeiros palcos. Por, Fabiana Cruz    "Primeiro ela me aplaudia sem parar, e comentava algo com sua mãe com os  olhos brilhantes, depois, se aproximou para conversar comigo e disse que quando crescesse queria ser talentosa e especial como eu.”, assim que Ana Marcia percebeu que deveria continuar seu caminho na música e que se apresentar nas ruas seria uma ótima maneira de conhecer pessoas e mostrar seu talento.   Cantores de rua: essa história é muito antiga    Não sabemos quem foram os primeiros ou qual estilo musical cantavam, mas sabemos que os cantores de rua estão presentes na nossa sociedade há  milhares de anos.   Segundo o autor Jaa Torrano, do blog Plano de Leitura, há vários registros  deixados na Grécia que indicam a presença de artistas que se apresentavam na rua, alguns exemplos são os Aedos - em grego significa cantor - que existiram na Grécia pré-socrática, artistas que tin

A arte dentro de Red Dead Redemption 2

Os aspectos estéticos e culturais que transformam este jogo em uma obra Por, Andrew Henrique       Red Dead Redemption 2 , jogo desenvolvido pela Rockstar Games, foi lançado no último dia 26 de Outubro e já está conquistando o coração de diversos fãs ao redor do mundo. O motivo disso é bem simples: o jogo é uma grande obra de arte, tanto em questões estéticas, quanto em questões culturais. Foto Reprodução: Geeks United Desenvolvimento e enredo         Segundo a própria desenvolvedora, o jogo demorou o período de oito anos até ser finalizado, e como a empresa é popularmente conhecida por entregar produtos de extrema qualidade, eles utilizaram deste longo tempo para dar toda a atenção aos detalhes possíveis. Red Dead Redemption 2 se passa no ano de 1899, uma época onde o velho-oeste estava chegando ao fim, graças ao avanço da sociedade civilizada. O protagonista desta história se chama Arthur Morgan, um fora da lei que faz parte de uma gangue, dos quais